Seja bem vindo ao meu blog!!!!

Aqui expresso com liberdade meu pensamento crítico, opiniões e reflexões diante de coisas que para mim são importantes, como pessoa e como cidadão. Espero ter sempre algo a publicar aqui, além do que tenho para cantar nos CD´s, e que esse algo seja interessante para você também.
Obrigado por sua visita!

Sérgio Lopes
*****

sexta-feira, 11 de julho de 2014

A SANTA CEIA

Passeando pelo Youtube encontrei uma de minhas composições mais difíceis (A Santa Ceia) num simples lyric de Mirian Janet Bertoni (Obrigado, querida desconhecida, pelo registro!).
          Achei interessante expor no blog as circunstâncias dessa composição: Eu estava entediado com a profusão de músicas nas rádios falando textos e frases escritos pelos homens como eu, pecadores, falhos, imperfeitos, e queria saber como era ouvir uma música que tivesse uma letra tão perfeita que não pudesse ter sido escrita por homens e nem fosse passível de qualquer correção ou repreensão. Pensei comigo mesmo que isso somente seria possível reunindo numa canção apenas e tão somente palavras ditas pelo próprio Cristo, desde a primeira até a última frase.
              Nesse momento entendi o desafio que o Espírito Santo me impôs.
         Então peguei minhas bíblias (várias traduções) e comecei a pintar com o marca-texto todas as palavras que Cristo falou nos instantes que antecederam a última ceia, passeando pela narrativa peculiar de cada um dos quatro evangelhos. Depois peguei o violão e olhando para a folha com as frases escritas, fui construindo a melodia para as frases ditas por Jesus antes da ceia, e traduzidas para o português, e assim consegui finalmente compor uma música onde as palavras são completamente dEle, e não minhas ou de qualquer outro homem como eu. Eu me anulei como letrista e apenas usei a musicalidade que Ele me emprestou para musicar as palavras que são apenas dEle, descrevendo o simbolismo de sua própria morte. Sinto refrigério todas as vezes que ouço essa música, pois sinto como se tivesse feito uma canção em parceria com o meu Senhor, onde a letra é inteiramente dEle, e eu fui o frágil instrumento usado para musicá-la. Haverá honra maior que essa para um compositor? A iluminação dos arranjos foi para Ronald Fonseca (Trazendo A Arca, RJ), e o solo de violino é de Ricardo Amado (Orquestra Sinfônica Brasileira, RJ).

          A música "A Santa Ceia" faz parte do meu Cd Getsêmani (Art Gospel, 2008), e também foi gravada com versão em inglês ("The Holy Supper"). Clique na imagem abaixo para ouvi-la em português.
 Uma música especial.
A Santa Ceia. Palavras de Cristo musicadas.

23 comentários:

Sérgio Lopes disse...

Depois de musicar as 7 cartas do Apocalipse, certamente musicar essas palavras de Cristo foi um de meus melhores momentos como compositor.
Obrigado meu Deus, pela melodia que vestiu Tuas palavras e pela inspiração do Ronald Fonseca nos arranjos e do Ricardo Amado no solo do violino.

Inezteves disse...

Realmente linda a melodia e os textos!

Unknown disse...

Parabéns Sergio Lopes, assim como o rei Davi foi um grande poeta de Deus, assim vc é também, louvo ao Senhor por sua vida, gosto muito do louvor "Quando eu te falar" muito lindo, Deus te abençoe meu irmão em Cristo.

CPR Import Ofertas disse...

AMIGO SÉRGIO PARABÉNS PELA BELA CANÇÃO,MUITO LINDA MESMO,TEM UMA LETRA BELÍSSIMA,ABRAÇOS AMIGO

Unknown disse...

É Simplesmente linda e de uma inspiração extraordinária. Parabéns nobre amigo.

NOVO VIVER. uma vida nova com Cristo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
NOVO VIVER. uma vida nova com Cristo disse...

parabéns meu amigo. é um cd que guardo com todo carinho, e creio que esta música veio do coração de Deus. Dixon de borges - natal

Andréia RJ disse...

Maravilhosa essa musica, quando houvi senti DEUS falando comigo. A voz de JESUS vai além das nossas emoções é tremendo. Andréia Lorenzo - Rio de Janeiro

leocibelio disse...

Que o Senhor continue sempre e sempre te honrando, para que através de você ele fale conosco em suas músicas, muito linda esta canção...Quem vive? Cristo! Quem reina? Cristo, a Ele...Glória!!!

primas disse...

MUITO LINDA! ALIÁS,COMO TADAS AS SUAS CANÇÕES! QUE DEUS CONTINUE TE INSPIRANDO PARA QUE, ATRAVÉS DAS SUAS MÚSICAS, DEUS POSSA FALAR AOS NOSSOS CORAÇÕES!

Pablo Lemuel Emerick de Andrade disse...

Parabéns pelo trabalho, Sérgio Lopes. Ouço suas músicas desde pequeno e sempre as recomendo aos meus amigos. Pra mim, o DVD de 2000 é o mais marcante. Ouço até hoje e aprecio como da primeira vez que ouvi. Sempre defendi que louvores são muito mais profundos quando baseados em histórias e versículos bíblicos, e sempre percebo isso em suas canções. Gostaria de ouvir louvores seus abordando passagens de servos de Deus como Daniel e Jeremias. Abraço!

Unknown disse...

Por isso é melhor música do tema q eu conheço ;)
Sérgio, quando c vem pra Recife-PE de novo?

CB Vocal Groups 2.0 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antonio Gledson disse...

É uma música linda. O arranjo ficou tá lindo também.
Se tem algo que é legal ao ouvir uma música, é saber a história ou as histórias de como foi composta.

Poxa Sérgio, faz isso mais vezes. Vc poderia toda semana ou a cada duas semanas falar das suas composições.

Um abraço.

Bruno disse...

Shalom Sergio Lopes,
Como falou Antonio Gledson, você bem que poderia descrever a história das melodias e como foram compostas suas musicas.

#FicaDica

Shalom Adonai!

Paulo Santos disse...

Sergio,meu amigo,converso sempre com seu assesorista pelas redes sociais.Os assuntos são sempre sobre sua vinda aqui no Nordeste.Ansioso.Tenho 17 anos e desde os doze ouço sua música.Cantos as na igreja.Quero um dia vê-lo pessoalmente,pois atrás das músicas há uma pessoas singular que creio que faz muito para Deus assim como eu tento fazer.
Grande abraço pra vc!

Unknown disse...

MEU MAIOR SONHO É TE CONHECER PESSOALMENTE(COM TODO O RESPEITO) E CANTAR JUNTO CONTIGO A MUSICA :SONHOS.AMO A TUA VOZ E AS TUAS MUSICAS.

Flávia Sales disse...

Engraçado o agir de Deus. Em nossas idas e vindas com o Senhor, Ele se vem a nós,com toda sua glória, humildemente nos traz a memória riquezas do passado, presente e por vir, e seu propósito? somente um, dizer-nos "FILHO EU ESTOU AQUI, CONTINUO TE AMANDO, COMO TE AMEI NO PRINCÍPIO, VOU TE AMAR SEMPRE E SEMPRE!"

Socorro Pessoa disse...

Verdadeiramente Sérgio Lopes é um homem de Deus, suas canções partem do coração do Senhor Jesus e, sou privilégiada pois tive a honra de subir ao palco e louvar juntamente com ele uma de suas canções quando de sua passagem por CANINDÉ, Ceará no ano de 2008. Meu amado irmão em Cristo que o Senhor Jesus continue a te abençoar.

Profª Nathalia disse...

Realmente esse louvor é um dos mais belos!!! E que belíssima construção!!!

Inezteves disse...

Orando sempre, quando sua voz me faz sentir
a presença desse MARAVILHOSO DEUS!
Que sua vida seja instrumento para levar a
todos a certeza da bondade,
misericórdia e salvação em Cristo!
Esperando um DVD atual...

Elita disse...

Essa canção não pode ser descrita como apenas "linda"....
Tive uma experiência com o Espírito Santo ouvindo essa música...posso dizer que foi impactante é inesquecível.
Um grande abraço, poeta!

Pérside disse...

Sérgio, “descobri” está linda música hj, por intermédio do Apple Music. Já a ouvi várias vezes. Uma atrás da outra. Gostaria de cantá-la na minha igreja. Poderias me dar cópia da partitura. Meu e-mail é petiduarte@gmail.com. Fico grata.